MAIS CONSULTORIA EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

A Mais Consultoria é a Empresa Junior do curso Engenharia de Produção da Universidade Federal de Juiz de Fora. Há sete anos no mercado, a Mais atua nas áreas de Gerência da Produção, Qualidade, Estratégia e Organização, Gerência Financeira e Engenharia do Produto. Os projetos são desenvolvidos por graduandos e contam com a orientação de profissionais qualificados em cada área. A certificação na norma ISO 9001:2008, os prêmios MPE Brasil 2009 e PRQ - Zona da Mata 2009, baseados no Modelo de Excelência em Gestão da Fundação Nacional da Qualidade, vem ratificar a seriedade e o compromisso da empresa com a prestação de serviços de qualidade.

sábado, 5 de junho de 2010

Autoridade do Conhecimento ou Autoridade Hierárquica?

Pergunta: Afinal, quem toma as decisões nas empresas?

As decisões dos executivos são tomadas a partir de informações e análises elaboradas, recomendadas pelo pessoal que tem conhecimento nas áreas específicas. Se analisarmos, veremos que as decisões são tomadas em todos os níveis da organização. As decisões tomadas no nível operacional têm grande relevância nas organizações e sempre são tomadas com base no conhecimento. Uma decisão de um analista financeiro pode ter um impacto tremendo no desempenho de uma empresa. A autoridade do conhecimento define a posição desses profissionais na empresa e qual o nível de contribuição que podem oferecer.

Pergunta: Como minhas decisões afetam o desempenho da organização onde trabalho? Quais são as limitações que tenho para desenvolver minhas habilidades para exercer minha autoridade do conhecimento?

Algumas vezes não exercemos nossa autoridade do conhecimento por achar que as decisões devem ser tomadas pelos executivos da organização. E que para nós, só resta seguir a direção. Pensamento, totalmente equivocado. Quem detém o conhecimento tem um papel extremamente importante no processo de tomada de decisão e deve exercer essa autoridade. Isso não é uma opção, é um dever com as organizações. Obviamente, quem exerce essa autoridade consegue oferecer maiores contribuições para a empresa e, conseqüentemente, crescer mais rápido.

Existem alguns inibidores que nos impedem de exercer a autoridade do conhecimento. Alguns fatores são a falta de sólido conhecimento acadêmico, a falta de treinamento específico na função, a timidez para expor as idéias, entre outros. Um fator determinante para que as pessoas possam exercer sua autoridade do conhecimento é o desenvolvimento de um clima organizacional propício a isto.

Das palavras à ação:

Liste o que você precisa fazer para exercer sua autoridade do conhecimento dentro de sua empresa. Converse com seu chefe para discutir seu real potencial para exercer sua autoridade do conhecimento. Desenvolva com ele um plano para seu crescimento profissional e trabalhe para criar um clima organizacional propício para que você e outros profissionais do conhecimento possam exercer suas habilidades e contribuições.

Eduardo Mayer Fagundes

Fonte:

http://www.efagundes.com/artigos/A_Autoridade_do_Conhecimento.htm

http://portugalcontemporaneo.blogspot.com/2008/07/conhecimento-e-autoridade.html

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