Uma equipe talentosa e motivada é o suficiente para garantir o sucesso empresarial? Talvez não, se não houver uma comunicação interna eficiente para potencializar a força humana dessa equipe.
A comunicação interna é definida como o esforço estabelecido nas organizações para que se estabeleça uma comunicação ágil e transparente entre todos os integrantes da empresa. Este esforço não deve ser estabelecido apenas na direção vertical, ou seja, de cima para baixo na hierarquia empresarial, mas também no sentido horizontal, ou seja, entre integrantes de um mesmo patamar hierárquico.
Especialistas afirmam que há cinco C’s para uma comunicação interna eficiente: clara, consistente, contínua, curta e completa.
Uma comunicação interna eficiente beneficia toda uma empresa, evitando retrabalhos simplesmente porque alguém não sabia que algo já tinha sido feito, ou mesmo evitando atrasos, pois não se sabia quem era o responsável ao certo por uma tarefa e por isso esta não foi realizada. Além disso, uma comunicação interna uniformiza a disseminação da cultura da empresa.
Quando se perguntar o que pode haver de errado com sua empresa, se ela tem profissionais capacitados e motivados, talvez seja a hora de você começar a pensar na sua política de comunicação interna: todo o potencial está lá, apenas não é potencializado através de uma troca de informações eficiente entre os integrantes de sua empresa.
Baseado no texto: http://qualidadeonline.wordpress.com/2010/01/14/a-importancia-da-comunicacao-interna-nas-empresas/
Nenhum comentário:
Postar um comentário