MAIS CONSULTORIA EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

A Mais Consultoria é a Empresa Junior do curso Engenharia de Produção da Universidade Federal de Juiz de Fora. Há sete anos no mercado, a Mais atua nas áreas de Gerência da Produção, Qualidade, Estratégia e Organização, Gerência Financeira e Engenharia do Produto. Os projetos são desenvolvidos por graduandos e contam com a orientação de profissionais qualificados em cada área. A certificação na norma ISO 9001:2008, os prêmios MPE Brasil 2009 e PRQ - Zona da Mata 2009, baseados no Modelo de Excelência em Gestão da Fundação Nacional da Qualidade, vem ratificar a seriedade e o compromisso da empresa com a prestação de serviços de qualidade.

segunda-feira, 14 de março de 2011

A importância de Gestão do Conhecimento atrelada a práticas empresariais

A literatura tem evidenciado a importância das relações entre Gestão do Conhecimento e a estratégia das empresas, desta forma com o desenvolvimento e conscientização das organizações, cada vez mais tem sido dada atenção à gestão do conhecimento. A crescente competitividade entre as empresas tem feito com que os ativos intangíveis sejam vistos como fonte de inovação e criação de diferenciais.
Segundo estudos realizados, um percentual significativo de empresas brasileiras já estabelece relação entre Gestão do Conhecimento e a estratégia empresarial, a gestão de competências e de resultado. Essas organizações, mais maduras em suas práticas, estão se destacando em termos de desempenho de negócio se considerados os indicadores não-financeiros utilizados na avaliação de ativos intangíveis.

Outro importante fator a ser considerado é a importância equilibrada que precisa ser dada tanto ao conhecimento tácito quanto ao explícito. Muitas organizações já descobriram excelentes caminhos para tratar o conhecimento explícito, mas ainda restam muitas dúvidas sobre quais as melhores práticas para trabalhar o conhecimento tácito, ou seja, aquele que resulta da interação das pessoas e talvez seja o responsável por gerar o mais intangível e valioso ativo.
Atualmente ainda há um longo caminho a ser percorrido pelas empresas brasileiras quanto ao desenvolvimento e estabelecimento de práticas que consolidem a Gestão do Conhecimento com a devida importância, mas o “passo inicial já foi dado” e as pioneiras já começam a perceber os resultado positivos.

 
Flávia Mendes Villela Junqueira

Fonte:http://www.pucrs.br/feng/civil/professores/giugliani/Gestao_Artigo_03_Eliane_Leite_GC_em_Empresas_Brasileiras.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário