A literatura tem evidenciado a importância das relações entre Gestão do Conhecimento e a estratégia das empresas, desta forma com o desenvolvimento e conscientização das organizações, cada vez mais tem sido dada atenção à gestão do conhecimento. A crescente competitividade entre as empresas tem feito com que os ativos intangíveis sejam vistos como fonte de inovação e criação de diferenciais.
Segundo estudos realizados, um percentual significativo de empresas brasileiras já estabelece relação entre Gestão do Conhecimento e a estratégia empresarial, a gestão de competências e de resultado. Essas organizações, mais maduras em suas práticas, estão se destacando em termos de desempenho de negócio se considerados os indicadores não-financeiros utilizados na avaliação de ativos intangíveis.
Outro importante fator a ser considerado é a importância equilibrada que precisa ser dada tanto ao conhecimento tácito quanto ao explícito. Muitas organizações já descobriram excelentes caminhos para tratar o conhecimento explícito, mas ainda restam muitas dúvidas sobre quais as melhores práticas para trabalhar o conhecimento tácito, ou seja, aquele que resulta da interação das pessoas e talvez seja o responsável por gerar o mais intangível e valioso ativo.
Atualmente ainda há um longo caminho a ser percorrido pelas empresas brasileiras quanto ao desenvolvimento e estabelecimento de práticas que consolidem a Gestão do Conhecimento com a devida importância, mas o “passo inicial já foi dado” e as pioneiras já começam a perceber os resultado positivos.
Flávia Mendes Villela Junqueira
Fonte:http://www.pucrs.br/feng/civil/professores/giugliani/Gestao_Artigo_03_Eliane_Leite_GC_em_Empresas_Brasileiras.pdf
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