MAIS CONSULTORIA EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

A Mais Consultoria é a Empresa Junior do curso Engenharia de Produção da Universidade Federal de Juiz de Fora. Há sete anos no mercado, a Mais atua nas áreas de Gerência da Produção, Qualidade, Estratégia e Organização, Gerência Financeira e Engenharia do Produto. Os projetos são desenvolvidos por graduandos e contam com a orientação de profissionais qualificados em cada área. A certificação na norma ISO 9001:2008, os prêmios MPE Brasil 2009 e PRQ - Zona da Mata 2009, baseados no Modelo de Excelência em Gestão da Fundação Nacional da Qualidade, vem ratificar a seriedade e o compromisso da empresa com a prestação de serviços de qualidade.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Padarias


Pão amassado, quebrado, bolo com cara de velho e pão de queijo murcho ninguém compra! São perdas certas nas prateleiras das padarias. Farinha jogada no chão perto do misturador, fermento vencido e forno desregulado são falhas na produção que representam gastos excessivos ao longo do tempo e desnecessários.

Qualificar constantemente o pessoal, investir em equipamentos, adotar processos e controles são algumas soluções para a redução de perdas nas padarias. Adotar, também, uma política de prevenção é uma excelente opção para aumentar a rentabilidade da empresa.

O consultor Renato Lobato, tecnólogo em gastronomia e professor universitário, aponta dois grandes problemas no setor de padarias: o controle da produção e a falta de qualificação técnica profissional do funcionário.

Segundo ele, o controle da produção deve variar de acordo com a época do ano. Saber exatamente o que o consumidor procura em determinados períodos é extremamente importante para evitar tanto as perdas nas prateleiras quanto a falta do produto.

“Vejo também que muitos padeiros não trabalham com ficha técnica, ou seja, receita. Geralmente são profissões que passam de pai para filho e esse hábito não é levado em consideração; por causa disso, a quantidade dos ingredientes não mantém padrão e o cliente acaba perdendo a confiança no produto”, alerta Lobato.

Além disso, “um bom layout, sem dúvida, é garantia de boas vendas. Isso atrai o consumidor, diminuindo o risco de perdas porque os produtos saem mais facilmente”.

Saber sempre o que o seu cliente quer e espera é fundamental.

Fonte: Associação Mineira de Supermercados