O CCQ ( Círculo de Controle da Qualidade), criado pelo professor Kaoru Ishikawa e surgido no Japão por volta de 1962, se tornou uma ferramenta de qualidade que estimula autodesenvolvimento e comprometimento com a organização de trabalho. CCQs são pequenos grupos de funcionários, pertencentes à mesma área ou não, que se reunem para analisar situações ou problemas e, dessa forma, encontrar e propor planos de ação eficientes, buscando novas idéias, produtividade, aumento da qualidade e melhorias no ambiente de trabalho. Na Mais Consultoria, o CMC (Ciclo de Melhoria Contínua) surgiu como uma adaptação do CCQ. De maneira simplificada, as reuniões ocorrem com frequência definida e contam com a participação de um membro de cada departamento, além de um representante da Diretoria e do moderador, que é do Departamento de Produção. Buscando visões diferenciadas acerca de assuntos cotidianos da empresa, os fatos são expostos aos participantes, e estem buscam possíveis soluções. As saídas da reunião são expostas em um painel de bordo para acompanhamento de todos os membros e são definidos as responsabilidades e prazos para cada ação.
A ferramenta trouxe significativas melhorias para as práticas da empresa e houve um maior envolvimento de todos com assuntos relacionados a todos os setores da empresa. É isso que o Departamento de Produção quer : proporcionar qualidade aos processos internos!
Ótima ferramenta. Serve tando para o desenvolvimento dos funcionários envolvidos como da própria empresa.
ResponderExcluir