
A evolução do setor de Recursos Humanos (RH) tem se mostrado enfática nos dias atuais. Essa mudança é tão significativa que até mesmo o conceito evoluiu. Anteriormente, ao se falar de Recursos Humanos éramos remetidos à idéia do departamento que contrata e despede. Em sua atual edição, a Gestão de Pessoas não se atém apenas a controlar talentos dentro de uma instituição, ela vai muito além disso. Controlar, desenvolver, reter, motivar e recompensar as pessoas – o cerne de uma empresa – explicita o fato de porque tal mudança tem sido percebida. O mecanicismo dos Recursos Humanos cede lugar a uma forma de administração estratégica de pessoas.
Aliada a essa nova definição de paradigma no que tange a gerir colaboradores, novas metodologias tem surgido no sentido de aproveitar esses e desses talentos humanos o melhor que eles têm a oferecer. O recrutamento e seleção de pessoas é por si uma das maiores atribuições da Gestão de Pessoas. Alocar colaboradores capacitados nos lugares devidos a fim de se aproveitar o máximo do seu talento e empenho tem se mostrado uma tarefa árdua, porém necessária. Acompanhando essa evolução aparece a Gestão por Competências. Essa forma de gestão de baseia em três pilares básicos que devem ser observados nos colaboradores: Conhecimentos, Habilidades e Atitudes. Esses três itens formam o CHA e, quando utilizados em conjunto, recebem o nome de competência. Gerir por competências é mudar o foco no momento de se angariar talentos. Descreve-se a atribuição a ser desenvolvida e então só depois que se acessa o banco de talentos a fim de se verificar qual proponente tem o melhor perfil para a função adequada.
Mas, a Gestão por Competências não se restringe à seleção. O contínuo desenvolvimento dos membros a fim de se aprimorarem seus conhecimentos, habilidades e atitudes fazem com que eles cresçam na empresa e, por conseqüência, que essa cresça com eles.
Os colaboradores não são vistos apenas como empregados, mas como parte de um todo que influenciam diretamente no desenvolvimento individual (o colaborador) e coletivo (a empresa).
Com esse intuito de se obter um desenvolvimento geral, investindo nas pessoas, a Gestão por Competências se mostra importante e eficaz, e ratifica também a idéia de que a Gestão de Pessoas está de cara nova, e sua função e objetivos estratégicos dentro das organizações são imprescindíveis.
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