
No caso de empresas, a Pesquisa de Mercado é uma ferramenta importante para obter informações valiosas sobre o mercado em que se atua ou pretende atuar. Quanto maior o conhecimento sobre mercado, clientes, fornecedores e concorrentes, maiores serão as chances de um bom desempenho do negócio. Atualmente, as pesquisas de mercado estão ao alcance das pequenas empresas também, mas dependendo da complexidade, é fundamental que se contrate uma instituição capacitada para realizá-las.
A seguir, é demonstrada uma estrutura básica para que se possa fazer uma boa pesquisa de mercado:
1º Passo: Definição do público-alvo e objetivos da pesquisa
Qual a real necessidade e os motivos que o levaram a realizar essa pesquisa? No início dessa caminhada a definição dos objetivos será muito útil.
2º Passo: Definição da coleta dos dados
Nessa etapa, você definirá como irá levantar os dados de sua pesquisa.
3º Passo: Definição do método de pesquisa de dados primários
Qual o tipo de pesquisa mais adequado ao seu propósito? Defina os procedimentos para a sua realização.
4º Passo: Definição da amostra
Conhecimento do tamanho do público a ser pesquisado.
5º Passo: Elaboração dos instrumentos de pesquisa
Nessa etapa você irá elaborar questionários, formulários e roteiros de pesquisas.
6º Passo: Aplicação da pesquisa
A forma como será abordada garantirá o bom desempenho da sua pesquisa.
7º Passo: Tabulação dos dados
Chegou a hora de reunir os dados e trabalhá-los de maneira a facilitar a sua análise.
8º Passo: Elaboração do relatório final
A elaboração do relatório final lhe permitirá analisar os dados obtidos na pesquisa e identificar aspectos relevantes para a tomada de decisão.
9º Passo: Tomada de decisão
Com os resultados obtidos a partir da pesquisa, será possível determinar as ações necessárias em benefício do seu negócio. Mãos à obra!
Fonte: Sebrae - MG
“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de 100 batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas...”