MAIS CONSULTORIA EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

A Mais Consultoria é a Empresa Junior do curso Engenharia de Produção da Universidade Federal de Juiz de Fora. Há sete anos no mercado, a Mais atua nas áreas de Gerência da Produção, Qualidade, Estratégia e Organização, Gerência Financeira e Engenharia do Produto. Os projetos são desenvolvidos por graduandos e contam com a orientação de profissionais qualificados em cada área. A certificação na norma ISO 9001:2008, os prêmios MPE Brasil 2009 e PRQ - Zona da Mata 2009, baseados no Modelo de Excelência em Gestão da Fundação Nacional da Qualidade, vem ratificar a seriedade e o compromisso da empresa com a prestação de serviços de qualidade.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

O que as pessoas têm a dizer?

Estamos vivendo no que se pode chamar de “A Era do Conhecimento”. As pessoas e empresas mais bem-sucedidas atualmente são as que possuem maior quantidade de informação a respeito do ambiente em que elas estão inseridas e, além disso, conseguem utilizar-se delas para fazer seus negócios prosperarem.

No caso de empresas, a Pesquisa de Mercado é uma ferramenta importante para obter informações valiosas sobre o mercado em que se atua ou pretende atuar. Quanto maior o conhecimento sobre mercado, clientes, fornecedores e concorrentes, maiores serão as chances de um bom desempenho do negócio. Atualmente, as pesquisas de mercado estão ao alcance das pequenas empresas também, mas dependendo da complexidade, é fundamental que se contrate uma instituição capacitada para realizá-las.

A seguir, é demonstrada uma estrutura básica para que se possa fazer uma boa pesquisa de mercado:

1º Passo: Definição do público-alvo e objetivos da pesquisa

Qual a real necessidade e os motivos que o levaram a realizar essa pesquisa? No início dessa caminhada a definição dos objetivos será muito útil.

2º Passo: Definição da coleta dos dados

Nessa etapa, você definirá como irá levantar os dados de sua pesquisa.

3º Passo: Definição do método de pesquisa de dados primários

Qual o tipo de pesquisa mais adequado ao seu propósito? Defina os procedimentos para a sua realização.

4º Passo: Definição da amostra

Conhecimento do tamanho do público a ser pesquisado.

5º Passo: Elaboração dos instrumentos de pesquisa

Nessa etapa você irá elaborar questionários, formulários e roteiros de pesquisas.

6º Passo: Aplicação da pesquisa

A forma como será abordada garantirá o bom desempenho da sua pesquisa.

7º Passo: Tabulação dos dados

Chegou a hora de reunir os dados e trabalhá-los de maneira a facilitar a sua análise.

8º Passo: Elaboração do relatório final

A elaboração do relatório final lhe permitirá analisar os dados obtidos na pesquisa e identificar aspectos relevantes para a tomada de decisão.

9º Passo: Tomada de decisão

Com os resultados obtidos a partir da pesquisa, será possível determinar as ações necessárias em benefício do seu negócio. Mãos à obra!

Fonte: Sebrae - MG


“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de 100 batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas...”

Sun Tzu