MAIS CONSULTORIA EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

A Mais Consultoria é a Empresa Junior do curso Engenharia de Produção da Universidade Federal de Juiz de Fora. Há sete anos no mercado, a Mais atua nas áreas de Gerência da Produção, Qualidade, Estratégia e Organização, Gerência Financeira e Engenharia do Produto. Os projetos são desenvolvidos por graduandos e contam com a orientação de profissionais qualificados em cada área. A certificação na norma ISO 9001:2008, os prêmios MPE Brasil 2009 e PRQ - Zona da Mata 2009, baseados no Modelo de Excelência em Gestão da Fundação Nacional da Qualidade, vem ratificar a seriedade e o compromisso da empresa com a prestação de serviços de qualidade.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Por que um Plano de Marketing?

A grande diversificação de produtos e serviços nos mercados atuais provoca uma maior exigência nos consumidores. A necessidade de diferenciação, baseada nessa exigência, obriga o empreendedor a ultrapassar limites de produção e aprimorar sua forma de atuação. 
Considerando essa necessidade, um plano de marketing permite ao empreendedor explorar novas estratégias de posicionamento do produto e/ou empresa no mercado. Além disso, ajuda a apurar a visão, através da análise do ambiente e do uso inovador das ferramentas de marketing. 
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 
Planejamento estratégico é algo que não pode ficar de lado quando se considera explorar novos mercados. Entender os caminhos que os produtos percorrem até chegar ao consumidor, desde a produção, é essencial para um plano de ação. 
Fatores importantes como tecnologia de produção, assiduidade, armazenagem, embalagens, distribuição, mercados consumidores, alternativas de comercialização, comportamento do consumidor, entre outros, devem ser profundamente analisados. 
O PLANO DE MARKETING 
1ª. Etapa 
Em primeiro lugar, deve-se conhecer o histórico da sua empresa e de seu produto, assim como o ambiente do seu negócio. Em seguida, deve-se fazer uma análise dos pontos fortes e fracos do seu empreendimento, e das oportunidades e ameaças que a sua empresa e/ou seu produto estão sujeitos (SWOT analysis). Este é o primeiro estágio do planejamento estratégico, e o ajudará encontrar o foco nos pontos chaves a serem trabalhados. A partir do resultado dessa análise, devem-se definir metas a serem alcançadas e um modo realístico e eficaz de atingi-las. 
2ª. Etapa 
Para que um produto ou serviço chegue à pessoa certa, faz-se necessário, primeiramente, segmentar o mercado, selecionar os segmentos alvos, e finalmente posicionar o produto dentro desses segmentos. Esses são procedimentos importantes que permitem a identificação de mercados potenciais para seu produto, assim como a posição do seu produto em relação ao competidor. 
Esta é a fase que demanda mais tempo e energia no plano de marketing. É nesta fase do projeto que entra a pesquisa de mercado e a análise do consumidor. Dados devem ser coletados para fins de segmentação de mercado e posicionamento do produto. 
3ª. Etapa 
Após ter identificado mercados potenciais, pode-se escolher o melhor produto no mercado mais interessante para as metas de sua empresa. Assim, o próximo passo será decidir sobre o canal de distribuição. 
Um canal de distribuição é um grupo de instituições que exercem todas as atividades necessárias para movimentar um produto desde a sua produção até o seu consumo. 
Uma vez definido o canal de distribuição, fatores como preço, promoções, serviços, alianças estratégicas com membros do canal, embalagens, apresentação do produto, entre outros, serão considerados. 
Tendo o conhecimento da percepção do consumidor pelo produto, escolhido o canal de distribuição, e analisado as estratégias de marketing, finalmente podemos “modelar” um produto de acordo com as necessidades do consumidor e de acordo com as metas da empresa. 
Chegaremos num produto ideal para um mercado ideal. 
4a. Etapa 
Por fim, uma vez conquistado mercado, é aconselhável que se faça o monitoramento da imagem da empresa e do produto, e análise do ciclo de vida do produto

Fonte: http://pt.shvoong.com/business-management/marketing/1635679-plano-marketing/ 

Arthur Silveira Lima

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