A gestão de uma organização trata basicamente de dois fatores principais, os relacionamentos e as transações. Na gestão pela qualidade total as organizações estão sempre em busca de transações bem entendidas e realizadas de modo que o relacionamento entre todos os interessados na empresa (clientes, funcionários, fornecedores, etc) seja bem sucedido.
A GQT é uma abordagem abrangente que visa melhorar a competitividade, a eficácia e a flexibilidade de uma organização por meio de planejamento, organização e compreensão de cada atividade, envolvendo cada indivíduo em cada nível. É útil em todos os tipos de organização.
Na GQT são utilizadas muitas ferramentas para atingir os seus objetivos, algumas delas são: 5S, PDCA(Planejar , Fazer, Checar, Agir), fluxogramas, diagrama de causa e efeito.
Além dessas ferramentas são necessários muitos treinamentos contínuos, envolvimentos da gerência nas operações e uma filosofia de melhoria continua.
Baseado no texto do domínio: http://www.coladaweb.com/administracao/gestao-pela-qualidade-total-gqt no dia 12/09/2010.
Diogo Vieira Rocha
Nenhum comentário:
Postar um comentário