Do grego veio hólos que significa composto, inteiro. Segundo o dicionário, holismo é a tendência a sintetizar unidades em totalidades.
As empresas são compostas por departamentos que tem funções diferentes e definidas, mas todos trabalham em torno do mesmo objetivo. A visão holística se faz necessária nas empresas para que as pessoas dos diversos departamentos aprendam a enxergar além do seu trabalho e responsabilidades (visão específica), que os resultados de suas decisões e atividades afetarão de alguma forma os objetivos da empresa, podendo afetar a empresa como um todo. A visão holística faz com que todos os colaboradores da empresa pensem e enxerguem como anda a empresa e como determinado departamento ou área contribui para isso.
Com uma visão holística é mais seguro tomar decisões relativas a uma das visões específicas, pois a influência desta decisão sobre as outras visões da empresa é observada à priori. Se esta visão holística for então formalizada, pode-se discutir problemas específicos sem se perder a abrangência, nivelando-se o conhecimento entre os participantes da discussão. No entanto, é impossível representar o todo de forma completa. Este todo é algo abstrato, que forma uma unidade na mente dos dirigentes.
Pensar a empresa como um conjunto de business processes é o formalismo existente mais próximo para a obtenção da visão holística. Esses conceitos garantem a obtenção da Integração de Empresas.
Texto inspirado em: http://engenharia.alol.com.br/joomla/content/view/190/64/
Gustavo Salomão Maroco
Nenhum comentário:
Postar um comentário