Para complementar, vale citar o exemplo já bastante conhecido do auto-atendimento e todas as práticas em que algumas tarefas foram transferidas para o cliente. Não é mais uma novidade, mas mostra como a inovação pode ser feita com a utilização inteligente de tecnologias existentes e acessíveis a todos. Creio que as maiores oportunidades de inovação no comércio estão nos momentos de relacionamento do cliente com a empresa e na interação com seu pessoal. Terá sucesso quem conseguir inovar e transformar estes momentos em uma experiência valiosa, cativante e marcante. Isto não exige muita tecnologia, mas principalmente mudança de atitudes.
No mundo todo, as pequenas empresas têm tido um papel fundamental na criação de novos processos e produtos. As pequenas empresas têm duas grandes vantagens sobre as grandes: flexibilidade e agilidade. A melhor forma de assegurar a inovação é estar atento ao que não funciona ou funciona mal e precisa ser melhorado e as grandes oportunidades estão nas insatisfações dos usuários com os produtos e serviços disponíveis.
Inovar é resolver problemas de uma forma original. Inovar é criar, e a criatividade não se caracteriza como algo mágico, uma coisa de gênios rebeldes ou loucos, não é fruto de loucura ou genialidade, mas da mente de pessoas normais que souberam canalizar sua criatividade na solução de problemas.
Autor Desconhecido
Germana Adriele Rocha
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