Muitas empresas definem missão, visão e valores - premissas do Planejamento Estratégico (PE) - sem saber exatamente o porquê de se fazer isso e o papel fundamental que esses conceitos assumem quando se implementa um PE.
Para ser bem sucedido, um PE tem que fazer parte da cultura da empresa, envolvendo todos os seus colaboradores. Assim, a melhor forma de justificar a importância dos conceitos definidos é implementando o PE e permitindo que todos na empresa o vivenciem. Claro que é muito mais difícil implementar um PE do que criá-lo, mas existem ferramentas, tais como o Balanced Scorecard (BSC) e o mapa estratégico, que auxiliam nesse processo.
Após a construção das premissas, a definição dos focos de atuação da empresa - recomenda-se que não sejam muitos e que haja priorização entre eles - e a formulação das estratégias, chega a hora da implementação, que é a grande dificuldade do PE.
O primeiro passo para uma implementação eficiente é a conscientização de cada um a respeito de qual será a linha de atuação da empresa e, principalmente, de como suas atividades impactam nos resultados da organização. Para isso, é fundamental que os colaboradores possuam os valores que a empresa preza e deseja mostrar para a sociedade. Afinal, não adianta que ela se diga adepta de ética e profissionalismo, por exemplo, se os seus colaboradores não os vivenciam. Assim, é essencial que, desde a contratação, preze-se por pessoas que tenham de fato os valores essenciais da empresa. Isto por que colaboradores que não os possuam vão, em algum momento, causar problemas para a organização. Seja criando desconforto no ambiente interno, seja entrando em conflito com o cliente.
Além de pessoas conscientizadas e comprometidas, é fundamental que haja indicadores para cada objetivo estratégico traçado e que eles sejam monitorados e analisados criticamente, pois só assim será possível mensurar o desempenho da empresa e traçar planos de ação capazes de permitir que a visão definida se concretize.
O PE, se bem implementado e mantido, gera resultados indiscutíveis para a organização, ajudando-a a conquistar sua visão e proporcionando, através das análises críticas realizadas, a melhoria contínua de seu desempenho. Mas esses resultados só virão se a empresa for bem sucedida na difusão do PE entre seus colaboradores.
Fausta Corrêa Nogueira
Fonte:
http://www.saiadolugar.com.br/2010/11/19/a-importancia-de-uma-forte-cultura-empresarial/
http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/bds.nsf/d086c43daf01071b03256ebe004897a0/19fcbbbfb316d84083256f6b0068cdcd/$FILE/NT000A2322.pdf
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