Um processo de marketing pode ser pensado com três objetivos: criar ou identificar valor, desenvolver e entregar valor e alinhar as pessoas com os valores. No entanto, não é trivial atender a esses objetivos, já que a sociedade e o ambiente de negócios estão constantemente mudando.
Diante desse cenário, faz-se essencial que a organização defina claramente suas políticas de marketing. No passado, era comum que essa política fosse de marketing de massa, o que fazia com que as empresas aumentassem significativamente sua participação no mercado. Hoje em dia, porém, são buscadas políticas de marketing que dêem maior atenção à qualidade do relacionamento, visando resultados a médio e longo prazos.
Com a padronização dos processos de produção, os produtos têm se tornado cada vez mais parecidos. Assim, o gestor de marketing deve oferecer ao seu cliente diferenciais à sua oferta de valor, ampliando o conceito básico do produto acrescentando serviços como assistência técnica, garantia, entrega, instalação e financiamento.
O desafio do gestor de marketing agora constitui-se no exercício de uma liderança capaz de antecipar-se às tendências, reunindo colaboradores, parceiros e clientes em torno do mesmo processo de construção de valor.
Eduarda Espindola
Baseado no livro: Gestão de Marketing - Série Gestão Empresarial
Nenhum comentário:
Postar um comentário