MAIS CONSULTORIA EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

A Mais Consultoria é a Empresa Junior do curso Engenharia de Produção da Universidade Federal de Juiz de Fora. Há sete anos no mercado, a Mais atua nas áreas de Gerência da Produção, Qualidade, Estratégia e Organização, Gerência Financeira e Engenharia do Produto. Os projetos são desenvolvidos por graduandos e contam com a orientação de profissionais qualificados em cada área. A certificação na norma ISO 9001:2008, os prêmios MPE Brasil 2009 e PRQ - Zona da Mata 2009, baseados no Modelo de Excelência em Gestão da Fundação Nacional da Qualidade, vem ratificar a seriedade e o compromisso da empresa com a prestação de serviços de qualidade.

quinta-feira, 31 de março de 2011

O que faz uma empresa ser responsável?

Com o desenvolvimento tecnológico cada vez mais acelerado, cresce a preocupação com os danos à natureza e sociedade, provocados, na maior parte dos casos, pelo uso inadequado das novas tecnologias. Nessa linha, assuntos como sustentabilidade e responsabilidade social vêm ganhando mais espaço nos ambientes corporativos.  

E sua empresa, desenvolve medidas nesse sentido? Se você ainda não pensou no assunto, é bom ficar atento. No final de 2010, foi lançada oficialmente, após cinco anos de debates internacionais, a ISO 26000, conhecida como a norma da responsabilidade social. Mas será que somente ter o certificado é suficiente? Como se tornar de fato uma organização responsável socialmente e preocupada com a não-agressão ao meio ambiente? O que isso representa no desempenho das atividades de sua empresa? Antes de tudo, é fundamental criar uma ideia mais abrangente sobre o tema, deixando a teoria de lado e colocando em prática atitudes concretas.

Para isso, a educação corporativa deve ser um dos primeiros passos de uma empresa que pretende estar alinhada com a responsabilidade social e a sustentabilidade. Assim, podemos apontar, como uma das medidas iniciais, a conscientização dos funcionários sobre a importância de simples ações, como desligar as tomadas dos aparelhos inativos. (...)

Atualmente, os consumidores buscam empresas éticas, que estejam seriamente preocupadas com o meio ambiente e a qualidade de vida da população. É o caso, por exemplo, das novas gerações de clientes, os chamados y´s e z´s, jovens exigentes que valorizam cada vez mais organizações responsáveis, conhecedoras dos problemas sociais e comprometidas de maneira efetiva com os desafios ambientais. Por isso, compreenda as características e necessidades de seu público para elaborar de forma assertiva mudanças no funcionamento da empresa. Além disso, segundo um estudo realizado pelos Institutos Akatu e Ethos, mais de 80% dos consumidores apontam o desenvolvimento de ações no ambiente de trabalho como um fator importante para que a empresa seja considerada socialmente responsável. Por isso, desenvolver ações inclusivas é também estar alinhada com os conceitos da responsabilidade social. (...)
Autor: Gilberto Wiesel
 
Inessa Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário